segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Economia Solidária da Região de Maringá Participa do Fórum Social Mundial e da Feira Mundial em Santa Maria.

A Região Noroeste do Paraná esteve presente no 1º Fórum Social Mundial e 1ª Feira Mundial da ECOSOL, realizada em Santa Maria RS, com a participação de 23 (vinte e três) representantes de 12(doze) entidades, organizações e militantes da economia solidária.

Por iniciativa do Fórum Estadual de Economia Solidária, solicitação formal da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e com o apoio da Universidade Estadual de Maringá por intermédio do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, foi disponibilizado o transporte dos participantes.

O I Fórum Social Mundial de Economia Solidária (FSM) é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.
A participação no evento possibilitou às organizações e aos militantes a constituição de laços de solidariedade e reforçou a integração e a mobilização para novas iniciativas na Região.

Em Santa Maria, com o acompanhamento do Fórum Paranaense de Economia Solidária foi realizada uma plenária com os representantes de todas as regiões do Paraná presentes, onde foram constituídas comissões regionais para organizar e mobilizar localmente a participação na Conferência Nacional de Economia Solidária através da organização das Conferencias Regionais e Municipais do PR.
Veja no Site do Ministério do Trabalho o Regimento da Conferência Nacional.
http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/conf_default.asp .

A comissão terá como objetivo ampliar a sua composição com as entidades e organizações que não tiveram condições de enviar representantes ao FSM da Ecosol, garantindo a maior representatividade e mobilização possível para a realização de uma grande Conferência Regional.

Acreditamos que o principal saldo foi o aprendizado coletivo sobre a dinâmica da organização da Economia Solidária no âmbito nacional e mundial.
A Integração das entidades, organizações, instituições, governos e empreendimentos é fator essencial para o crescimento da Economia Solidária e a legitimação da constituição de Fóruns Regionais de Economia Solidária.

Aqui na Região de Maringá ficaram como responsáveis pela Comissão a Associação de Reflexão e Ação Social – ARAS, Cáritas Regional, Mandato Humberto Henrique e a Plural Cooperativa. A comissão estará convidando o conjunto das organizações da região que tem relação com a construção da Economia Solidária para esse desafio de construir a nossa conferência.

Abaixo a relação das Instituições e Organizações que participaram do evento;
1. ARAS- Cáritas Arquidiocese de Maringá– www.aras.org.br
2. Plural Cooperativa Ltda. http://www.territorioplural.com.br/
3. Cáritas Paraná http://www.cnbb.org.br/site/ - http://www.cnbbs2.org.br/
4. Núcleo de Economia Solidária da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. http://nuclesolfecea.blogspot.com/
5. Centro Social Marista de Maringá – www.marista.org.br
6. Via Campesina de Planaltina do Paraná http://www.mst.org.br/ - http://viacampesina.org/main_en/
7. ONG Terra, Trabalho e Cidadania - Paranavaí
8. Representantes de Paróquias de Sarandi.
9. Mandato do Vereador Humberto Henrique. http://www.humbertohenrique.com.br/
10. Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA São Pedro do Ivaí.
11. Sindicato nas Indústrias Urbanas de Maringá e Região Noroeste do Paraná. http://www.steem.org.br/
12. APMIF (ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA) de Lobato – PR.