sábado, 4 de setembro de 2010

A Fazenda Rio Grande é Um Exemplo de Cidadania

Associação Atendida Pelo Projeto Cataforte através do Instituto Lixo e Cidadania e visitada pela Assessoria da Unitrabalho foi a Comunidade Unida, do município de Fazenda Rio Grande.
O trabalho é ótimo, serve de modelo para outras associações. O Instituto Lixo e Cidadania promove visitas de outras Cooperativas para intercâmbio formativo.







Apesar da falta de equipamentos, o processo de trabalho é excelente, o material está sempre organizado e o Ambiente Limpo


A cozinha está sempre ativa e higiênica, a alimentação dos associados é feita no local.
Os alimentos são provenientes da troca por material reciclado, que é usado como moeda, além de receber outros apoios de das entidades sociais e do poder público.
É o caso da Cesta Básica mantida Pelo Instituto Lixo e Cidadania.

Na visita recebemos o Professor Luiz César Santos que está criando, em parceira da Associação Comunidade Unida, um projeto que consiste no lançamento de uma cartilha ambiental com o personagem "Super Agente Ambiental 009", que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do respeito e preservação do meio ambiente.


. O personagem foi inspirado no trabalho desenvolvido pelos agentes ambientais e também no Agente 007, no propósito de oferecer uma leitura atraente e cativante para as crianças.

O Agente 009 é interpretado pelo Paulo, presidente da associação Comunidade Unida.



"Por ser um projeto lúdico e pedagógico, ele permite levar a educação ambiental para as casas da população, disseminando a informação. Além disso, estimula a separação e reaproveitamento do lixo, que contribui para a geração de renda de muitas famílias que trabalham com materiais recicláveis".
Na sexta feria dia 20 de agosto, aconteceu o lançamento do programa de incentivo à coleta seletiva no Município de Fazenda Rio Grande, Município localizado à 30 Km de Curitiba.

O programa tem a participação dos próprios catadores, que vão atuar diretamente, fazendo palestras nas escolas.

A partir do lançamento de Uma Cartilha, o "Super Agente Ambiental 009" visitará escolas, levando informações e orientações aos alunos e à comunidade, além de incentivar que as crianças atuem como agentes multiplicadores na disseminação de informações sobre reciclagem, reaproveitamento de lixo e respeito ao meio ambiente.
O projeto busca ensinar as crianças sobre a importância de separar e reaproveitar o lixo, o que resulta na preservação do meio ambiente e melhoria da sustentabilidade da cidade.
Para refletir a idéia do projeto, alunos do Projeto PETI Generoso Salustiano realizaram uma apresentação musical com o Grupo de Percussão Esperança, utilizando apenas instrumentos confeccionados com materiais recicláveis.

Os catadores foram homenageados em solenidade pública. Aproximadamente 200 pessoas participaram do lançamento do projeto
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luis dos Santos, destacou a importância do lançamento da cartilha ambiental para o município. "Este projeto representa o primeiro passo no desenvolvimento de ações com crianças e adolescentes que estimulem a consciência cidadã, a reciclagem e o reaproveitamento do lixo em nossa cidade".

Nenhum comentário: