sábado, 30 de abril de 2011

Evento em Maringá é palco da entrega do Projeto de Lei de Economia Solidária para o Estado do Paraná

O Secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social - Luiz Claudio Romanelli recebeu das mãos dos representantes do Fórum Paranaense de Economia Solidária o Projeto de Lei que constitui o Conselho e o Fundo Estadual de Economia Solidária.
“O Paraná necessita de uma Lei que permita ao Governo do Estado apoiar a constituição de novos empreendimentos de Economia Solidária, além de garantir a capacitação e o desenvolvimento dos já existentes, diz o Secretário Romanelli”. Carlos Cavalcante, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e da Coordenação do Fórum Paranaense de Economia Solidária destaca a importância de o Estado garantir os recursos necessários para que a Economia Solidária consiga dar um salto de qualidade na sua organização econômica e social.
Durante o encontro, também houve a constituição do Fórum Permanente de Agroecologia, Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional do Noroeste do Paraná, marcando o início de uma estratégia de ação de promoção do desenvolvimento territorial sustentável e solidário para o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar na região. Que tem nova reunião marcada para terça feira, às 14hs na Universidade Estadual de Maringá. 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Agroecologia é tema de evento na UEM


O Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estadual de Maringá (UEM) organiza, para os dias 27, 28 e 29 deste mês, a terceira edição do Encontro Regional de Agroecologia em conjunto com o 2º Encontro Regional de Economia Solidária e o 1º Encontro Regional de Mídia e Comunicação Comunitária. As atividades serão realizadas na sede campestre da Associação de Funcionários da UEM (AFUEM). O endereço é: Rua Alencar O. Paiva s/nº.
A ideia dos eventos é promover um debate inovador capaz de estabelecer as bases para uma estratégia do desenvolvimento sustentável e solidário da Região Noroeste do Paraná. Nesse sentido, as discussões estarão focadas na origem e funcionamento das atuais dinâmicas de desenvolvimento dos territórios rurais, assim como nas mudanças nas formas de interpretação das teorias e políticas de desenvolvimento que pretendem explicar os desequilíbrios regionais apenas como reflexo da regulação global e da reorganização da produção globalizada.
A iniciativa também deve estabelecer um diálogo com a participação das organizações da sociedade, chamando diversos setores para a construção de modelos de desenvolvimento regional, no qual o foco seja a busca de equidade, justiça social e sustentabilidade global.
Durante os encontros haverá a constituição do Fórum Permanente de Agroecologia, Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional do Noroeste do Paraná, marcando o início de uma estratégia de ação de promoção do desenvolvimento territorial sustentável e solidário para o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar na região.
As inscrições estão abertas até o dia 25 de abril e devem ser feitas pelo site:http://dag.uem.br/nads/. O custo do evento é de R$ 10,00 e dá direito a submissão de trabalhos científicos. Quem se inscrever no local do evento terá um custo de R$ 20,00. Agricultores e empreendimentos da economia solidária serão isentos, mas deverão se inscrever antecipadamente.
Outras informações pelo e-mail evento.nads.uem2011@gmail.com

Liliana M. F.

MTB2520/PR