terça-feira, 13 de novembro de 2012

Oficina Fundos Solidários da Região Nororeste do Paraná - Data: 20 e 21 de Novembro de 2012.


Oficina Fundos Solidários da Região Nororeste do Paraná
Data: 20 e 21 de Novembro de 2012.
Local: NÚCLEO SOCIAL PAPA JOÃO XXIII - Avenida São Vicente de Paulo, n° 66.
Bairro: Jd. São Jorge. -
Maringá - Paraná

Horário/Atividade
Dia 20/11/12 (terça)
Dia 21/10/12 (quarta)
9h
 
 
 
 
 
 
 
Coffee Breack 10h30min –
10h 45min-
- Abertura – Mística
- Dinâmica de apresentação pessoal e expectativas com oficina
- Breve apresentação sobre o projeto de Finanças Solidárias – Região Sul (projeto e mapeamento)
- Apresentação Núcleo Papa João XXIII – 10 min
- Apresentação Cáritas Maringá – 10 min
- Apresentação Cáritas Apucarana – 10 min
- Economia Solidária e economia capitalista
- Abertura
- Retomada constituição do fundo
- Principais questões entre fundo solidário e fundo rotativo solidário
- Questões burocráticas
 
12h- 13h30min
 
Intervalo de almoço
Intervalo de almoço
 
13h30min
às 17h30min
 
 
 
Coffee Breack
15h30min – 15h45min
 
- Introdução a cartilha dos Fundos Solidários
-Economia Solidária e Finanças Solidárias
- DVD Cordel e debate
- Tipologia dos fundos da região sul
- Conceitos de Fundos Solidários
- Dinâmica – Jogo é ou não é
- Aplicação prática sobre fundo solidário
- Fechamento
 
- Debate sobre temáticas trabalhadas (esclarecimentos)
- Avaliação da atividade prática
- Avaliação geral escrita e oral
- Lá no fundo eu desejo
- Fechamento
 
 
Lista de Participação!
Entidade/Fundo
Número de Participantes
Caritas Apucarana
2
Aras/Caritas Maringá
2
Centro Social Marista
2
Núcleo de Agroecologia da UEM/CERAUP
3
Escola Milton Santos
1
COPAVI/COOPERIVAÍ/Unitrabalho
2
Associação Vale Vida
3
Núcleo Social Papa João XVIII
3
Fórum Regional Noroeste de Ecosol
2
TOTAL
20
 
PROJETO FUNDOS SOLIDARIOS - REGIÃO SUL
                 O CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional - está executando o Projeto: Fundos Solidários na Região Sul, fruto de uma seleção Pública e do CONVÊNIO SENAES/MTE - CAMP  Nº:749630/2010.
Na região Sul existem várias experiências com Fundos Solidários, algumas já com duas décadas de apoio a grupos comunitários, com objetivo de fomentar alternativas de trabalho e renda associativas e solidárias. Para uns estes Fundos Solidários também são conhecidos como Fundos de Pequenos ou MiniProjetos e para outros são conhecidos como Projetos Comunitários Alternativos. Os projetos destes fundos solidários foram e continuam sendo determinantes na constituição e viabilização de empreendimentos econômicos solidários. Isto justifica a importância de mapear estas experiências para conhecê-las e divulgá-las melhor e para organizar informações que vão subsidiar a proposição de uma política pública para Fundos Solidários e para constituir uma Rede dos Fundos Solidários.
Os Fundos Solidários (FS) ou Fundos Rotativos Solidários (FRS), no âmbito das propostas para as políticas de fomento à Economia Solidária, constituem uma metodologia de apoio ou de recursos financeiros ou de meios de produção, ou de serviços às atividades produtivas de caráter associativo, mediante compromissos devolutivos voluntários, considerando formas flexíveis de retorno monetário ou de equivalência por produtos ou serviços, ou ainda sem retorno, dirigidos para o atendimento de comunidades ou grupos associativos produtivos que adotam princípios de gestão compartilhada e convivência solidária.
Os fundos solidários não estão cadastrados como pessoas jurídicas próprias (não tem CNPJ) e podem ser organizados e geridos por entidades de apoio da sociedade civil, ou por associações dos próprios beneficiários de fundos solidários.
O Projeto Fundos Solidários é um Projeto Nacional que já está em execução nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste e tem como objetivos constituir e fortalecer  uma rede e uma política pública de Fundos Solidários. A partir dos mapeamentos regionais será organizado um Cadastro Nacional de Fundos Solidários, que vão constituir a Rede Nacional de Fundos Solidários que fará o diálogo com os governos para a ampliação e fortalecimento dos FS com o apoio de políticas públicas.
O projeto Fundos Solidários da Região Sul, visa mapear e debater a realidade dos Fundos Solidários na Região Sul do Brasil, sistematizar as suas linhas de ação e metodologias de gestão, analisar os seus resultados com prioridade para geração de trabalho e renda e fortalecimento de empreendimentos solidários e sustentáveis. Objetiva também capacitar lideranças sobre a gestão de fundos rotativos solidários e debater e propor a articulação das ações dos fundos solidários em rede estadual, regional e nacional.
Este projeto se desenvolverá a partir de quatro objetivos específicos. 1) Pesquisar experiências de Fundo Solidário na região sul para levantamento de informações e análise de impactos, com objetivo de prospectar demandas para o fomento de novas experiências de finanças solidárias 2) Conhecer o histórico de projetos apoiados pelos Fundos Solidários, analisar seus resultados, com ênfase na melhoria de renda dos seus integrantes e as suas perspectivas de inserção em dinâmicas de desenvolvimento local. 3) Produzir material pedagógico para informar e capacitar lideranças comunitárias para a gestão de Fundos Rotativos Solidários. 4)  Debater e construir proposições para políticas públicas de apoio a Fundos Rotativos Solidários.  Este Projeto não prevê o repasse de recursos financeiros para Fundos Solidários.
Este projeto abrangerá a região sul do país, compreendidos os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Seu prazo de execução está previsto para 18 meses. As entidades que participaram do I Encontro do Conselho Gestor do FS-Sul são:    
·         AVESOL - Associação do Voluntariado e da Solidariedade 
·         CARITAS Regional Rio Grande do Sul.
·         CARITAS Regional Santa Catarina
·         FLD - Fundação Luterana de Diaconia RS
·         CARITAS Diocesana de Ponta Grossa
·         Representante do Fórum Estadual de Economia Solidária do Paraná
Estes parceiros compõem o Conselho Gestor (CG) do Projeto, que tem como atribuições: acompanhar e monitorar as ações do projeto; identificar experiências de Fundos Solidários em seus respectivos estados para o mapeamento que será realizado pelo projeto; auxiliar na construção dos referenciais teórico-metodológicos do projeto; participar da construção de uma agenda política nos estados, para identificar potenciais parceiros para ampliação de Fundos Solidários na região sul e nos estados.            
A Equipe Executiva do Projeto FS-Sul é composta por José Inácio Konzen (Coordenador), Claudio Nascimento e Janete Schubert, como pesquisadores e educadores.
Estamos enviando junto com esta carta um instrumento para identificação das experiências com Fundos Solidários (formais ou não formais) para participar do projeto.  O preenchimento e envio deste instrumento por parte de cada Fundo Solidário o habilitará a participar das atividades do Projeto FS-Sul.
Neste sentido, solicitamos a sua contribuição para identificar experiências de Fundos Solidários. As informações devem ser enviadas para o e-mail: fundossolidariosregiaosul@yahoogrupos.com.br, ou por correio para: CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional – Projeto Fundos Solidários,  Praça Pereira Parobé, nº 130 – 9 º andar. Centro. CEP: 90030-170. Fone: (51) 3212-6511 / (51) 98052838 (José Inácio).
 











Cartilha "Cordel do Fundo Solidário", elaborada pela Fundação Esquel, patrocinada pelo Banco do Nordeste.

"No semiárido brasileiro, as famílias agricultoras desenvolveram uma importante forma de organização social do trabalho agrícola baseada nas relações de reciprocidade e solidariedade, mobilizando membros de várias famílias: vizinhos, parentes, compadres ou até mesmo o conjunto de toda a comunidade. Esse modo de vida se traduz em práticas espontâneas, muitas vezes voltadas para o compartilhamento de alimentos, sementes, água e outros recursos materiais ou simbólicos para apoiar uma jovem família ou aquela mais necessitada. ou, ainda, as relações de ajuda mútua são realizadas para a promoção de melhorias das condições de vida de toda a comunidade (...)"
José Inácio Konzen
Coordenador do Projeto Fundos Solidários Região Sul

 

 

Nenhum comentário: