domingo, 1 de maio de 2011

Fórum Paranaense de Economia Solidária realiza primeira Reunião Itinerante em Maringá

Em Maringá, durante a programação do Evento Agroecologia, Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional e Comunicação Comunitária na Região Noroeste do Paraná. Bases para o Desenvolvimento Sustentável onde ocorreu o IIIº Encontro Regional de Agroecologia (3 ERA), o Iº Encontro Regional de mídia e comunicação comunitária e o IIº Encontro Regional de Economia Solidária, o Fórum Paranaense de Economia Solidária realiza a sua primeira reunião itinerante.
A Reunião do  FPES finalizou a revisão do Projeto de Lei entregue ao Secretário Romanelli no dia anterior, foram realizadas alterações em itens que faltavam definição na proposta de Lei.  A partir da entrega formal o Projeto entra em fase de negociações e fica na dependência de indicação da origem dos recursos para o Fundo Solidário, permitindo o seu encaminhamento pelo Governo do Estado e tramitação e aprovação pela Assembleia Legislativa. Para isso, a Coordenação do FPES estará realizando essas tratativas com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Estado do Paraná.
                                   
O Evento contou com a participação do Diretor Geral da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Srº Iram de Rezende, declarando ser um entusiasta da Economia Solidária e que o tema terá uma atenção especial e prioritária nas políticas públicas da Secretaria.

A Reunião do Fórum Paranaense contou com a participação da UNICAFES - PR e a participação da Ângela Martins - Presidente do CONSEA – PR,  consolidando um funcionamento democrático e garantindo a representatividade e legitimidade como o Fórum de Toda a Economia Solidária do Paraná, com permanente desafio da união de atores, militantes, entidades e temas como o exemplo da Segurança Alimentar e Nutricional, da Jornada de Agroecologia e demais segmentos da luta social e dos movimentos sociais organizados.
O Fórum Paranaense de Economia Solidária deliberou também pela continuidade das suas reuniões Itinerantes e determinou a realização de uma Audiência Pública no Paraná para debater a Situação da Economia Soidária no Governo Federal. PFES e a Economia Solidária do Paraná está acompanhando com muita atenção e otimismo o debate nacional e fará a sua contribuição com a mobilização do Paraná. Buscamos a consolidação da Economia Solidária como uma Política Pública transversal onde o conjunto do Governo tenha ações e programas que a consolidem mas também com identidade própria, reconhecendo a sua importância e respeitando a visão estratégica transformadora da sua ação na construção de uma nova economia e sociedade.

Nenhum comentário: