quarta-feira, 31 de agosto de 2011

REFLEXÕES SOBRE A CONDUÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UEM:


Com certeza, a reitoria da UEM tem todo o interesse em buscar mais recursos!
Os servidores da UEM estão empenhados em fazer o seu trabalho - OU SEJA - PRODUZIR PROJETOS E BUSCAR OS RECURSOS.
O Trabalho dos servidores e do reitor da UEM é um trabalho técnico e não se pode acusá-los de não lutar ou de não fazerem o seu trabalho, pois a equipe têm buscado, com muita frequência, audiências para solicitar mais investimentos para a UEM! “eles são servidores - nossos amigos - mexeu com eles mexeu comigo!"
Não é essa a palavra de ordem?
...A direção do Movimento tem o dever em permitir a manifestação de todos os que apoiam a luta. Não podem "tentar calar" outras correntes e outras interpretações e opiniões divergentes sobre “os métodos utilizados na condução das manifestações e na luta pela qualidade e gratuidade do ensino publico”! Contra a “privataria neoliberal”.
Atitudes assim buscam evitar a livre expressão e evitam o debate democrático e enfraquece o movimento! Atitudes que inclusive refutam declarações de apoio de outras correntes de pensamento, evitando e monopolizado o acesso ao microfone durante o ato, que deve ser livre! Mas não foi o que aconteceu no ato!
O caso específico do corte do sinal da rádio da UEM e o fato da reitoria solicitar a desocupação, a direção do movimento tem o dever deve-se informar que a legislação atribui ao reitor a responsabilidade pela instituição, com a sua responsabilização jurídica como gestor, ou seja, independe da vontade política!
Acredito que a Rádio da UEM não se recusaria a abrir espaços na sua programação para debates a respeito das questões levantadas! Mas isso tem que propor e buscar com o diálogo - sem deixar de ocupar a reitoria - sem deixar de pressionar – sem ser levianos e sem referirem-se as decisões da reitoria, em que ela é obrigada tomá-las, de forma pejorativa, levando-os à ridicularização - com fosse uma atitude autoritária apenas! Pois Não é!
E preciso ter responsabilidade e consequência enquanto direção política da vontade dos estudantes!
O MOVIMENTO DEVE TER O FOCO NA PARALISIA DA GESTÃO DO BETO RICHA - PSDB! Verdadeiro responsável pelo corte de 38% e pelo não atendimento das reivindicações dos estudantes! Porém, alguns partidários ocupam microfone para criticar principalmente o Governo Federal pois NÃO É atribuição do Governo Federal atender as reivindicações para as melhorias na UEM. Não somos contrários aos partidos, mas não se deve utilizar o movimento e a vontade de lutar dos estudantes, tirando o foco da luta dos mais dos 2 mil manifestantes na UEM! A LUTA É JUSTA! APOIAMOS A LUTA! MAS OS MÉTODOS DEVEM SER DEMOCRÁTICOS!