terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cuidar do que temos, antes que levem embora, artigo de José Pires


Imagem: Stockxpert

O economista e cientista político José Luís Fiori lançou na semana passada o livro “O mito do colapso do poder americano”, onde trata de temas de muita importância para o momento que estamos vivemos: a globalização e o imperialismo. Nas entrevistas que têm dado para falar sobre o livro, Fiori tem trazido uma posição nova para o debate criado pela crise global. Para ele, a crise não significa nem o fim do poder global dos Estados Unidos e muito menos uma crise terminal do capitalismo.

O estudioso prevê uma nova corrida imperialista. E também aponta problemas futuros para a América do Sul, alvo da cobiça de nações mais poderosas por se tratar de um território com imensos recursos energéticos, minerais e hídricos.

Em entrevista ao jornal “O Globo”, na semana passada, Fiori destaca a água como uma questão essencial no quadro em que vê uma “multiplicação de guerras civis” e uma forte competição entre as grandes potências. Como uma evidência do interesse norte-americano pelo nosso continente, ele lembra que os Estados Unidos ativaram recentemente a IV frota norte-americana, sua força militar nesta parte do mundo.

É realmente preocupante o quadro geopolítico que vai sendo criando com os resultados da degradação ambiental do planeta. É o caso de se perguntar o que deve acontecer quando recursos vitais como a água, por exemplo, vierem a se tornar escassos mundialmente como está previsto. Haveria então condições para o diálogo entre as nações ou se faria o uso do poder militar para se abastecer em territórios ainda com recursos disponíveis?

Na opinião de Fiori, na indispensável reformulação financeira global não haverá espaço para “qualquer tipo de acordo ou regulação multilateral”. Os Estados Unidos vão tentar reorganizar e regular o sistema a partir de si.

Ou seja, os norte-americanos manterão sua linha de conduta histórica, de pensar o mundo exclusivamente a partir de seus interesses. Outras nações poderosas, como a França, Alemanha, Rússia, China e Japão devem seguir pelo mesmo caminho.

E é óbvio que o unilateralismo deverá também ser a regra para a definição do uso dos recursos naturais do planeta, notadamente a água, produto que já começa a se tornar mais precioso que o petróleo.

A única saída para países, como o Brasil, com relativa fartura de recursos naturais, seria promover com urgência políticas públicas em relação ao meio ambiente que contemplem o uso sustentado e também sua defesa como riqueza nacional para o nosso provimento em um mundo que já começa a sentir os efeitos do exagerado consumo.

No entanto, o que se vê por aqui é um estranho descaso com a questão. O Brasil ainda é tratado pelo governo como um território de recursos naturais inesgotáveis. Nossa classe política tem pouca noção do risco a que estamos expostos.

O governo Lula é de modo notório avesso às questões ambientais, a partir da própria visão pessoal do presidente da República. Guia-se por uma lógica exclusivamente econômica, sem preocupar-se com as conseqüências ecológicas do industrialismo cego implantado no país.

Na contramão tanto do meio ambiente quanto da própria economia, é um governo que vibra com o aumento da produção de automóveis particulares. E também privilegia o agronegócio e a mineração, sem qualquer preocupação com danos ao meio ambiente ou mesmo à saúde das pessoas.

E mesmo agora, quando a crise mundial exige políticas de maior sustentabilidade, mantém a velha atitude de governar com paliativos e medidas propagandísticas. Sustentabilidade, neste caso, é só na luta pela manutenção do poder. É mantido o hábito de governar quatro anos com o objetivo único da conquista de mais um mandato, em um ciclo vicioso que pode levar o Brasil a ser o país do futuro, sim, mas do futuro dos países mais poderosos.

* José Pires, do Movimento Água da Nossa Gente

[EcoDebate, 09/12/2008]

Nenhum comentário: