sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A 4ª Conferência Municipal de Juventude, os Estudantes e o Ato contra o aumento da passagem do transporte publico em Maringá.

A Juventude de Maringá terá uma oportunidade para debater as propostas de uma política pública efetiva e exigir que os governos municipais garantam os espaços públicos onde a organização social da Juventude possa expressar os seus talentos e curtir a sua vida com mais qualidade!
Com o objetivo de oportunizar o debate das questões pertinentes à juventude e de construção de propostas para melhorar a vida dos jovens do município, a Juventude de Maringá realiza nos dias 17 e 18 de setembro a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.
O  evento será realizado no campus da Universidade Estadual de Maringá e a programação terá início no sábado a partir das 7h30 no auditório DACESE, localizado próximo ao portão de acesso pela Rua 10 de Maio. Jovens com idade entre 15 e 29 anos e adultos que desenvolvem trabalhos com o público juvenil podem fazer o credenciamento antecipado, a partir de quinta-feira (15) pelo site www.cmjdemaringa.blogspot.com ou na sexta-feira, das 8h às 21h, no auditório Hélio Moreira, anexo a Prefeitura.
Também serão os eleitos os delegados que vão representar Maringá na etapa estadual da Conferência.


O Importante é que a juventude tenha consciência e faça o debate sobre as suas questões e opressões específicas e necessidades nos mais diversos segmentos como educação, trabalho, emprego, cultura, esporte, lazer e saúde. Que se faça uma avaliação do atual projeto político representado pela gestão da Prefeitura – que não se importa e não cria espaços e não tem interesse em elaborar políticas publicas que contemplem as necessidades de expressão, de cultura e de trabalho para a juventude de Maringá e dos demais municípios do Paraná!
Estarão participando da conferência centenas de jovens vindos de diversas entidades e organizações sociais e políticas de Maringá como: pastorais sociais, jovens que se organizam nos grupos de dança, teatro e outras formas de organização como: A CUFA – Movimento LGBT e de Direitos Humanos, a Juventude Camponesa, as juventudes partidárias, o movimento estudantil e outras...

Muitos alguns dizem que a conferência não merece ser considerada como um espaço de participação e discussão por se tratar de algo da Prefeitura de Maringá. A Conferência da Juventude é Nacional precedida de municipal e estadal, pelos critérios a obrigação inicial de convocá-la é das prefeituras, mas ela estará acontecendo em todos os municípios onde houver interesse e forem iniciativa da própria sociedade civil em convocá-las.
Também serão os eleitos os delegados que vão representar Maringá na etapa estadual da Conferência que será realizada também em Maringá, além da Nacional.

Considera-se uma Conferência um espaço de discussão onde o debate terá que acontecer com os jovens e entre os jovens.
Independentemente de a Conferência ser de obrigação (ou não) do poder público municipal e uma ação organizada pelo estado brasileiro. A Juventude precisa discutir quais são as suas necessidades e lutas e se organizar para buscá-las. Exigindo dos governantes que atendam as suas reivindicações! Construindo propostas sobre os diversos temas.
Não se considera que dialogar com as juventudes seja uma conciliação de classes apenas pelo fato de ter sido convocada pelo Estado.
É sim um espaço democrático para o debate dos diferentes pensamentos!

A Participação na Conferência de Juventude é uma oportunidade para politizar o debate sobre as questões estruturais do sistema capitalista que são a principal causa da opressão dos jovens.
Não tem como discutir emprego sem discutir a lógica capitalista de exploração do trabalho
 










Não tem como discutir meio ambiente sem relacionar a devastação do meio ambiente com exploração desenfreada dos  recursos naturais apenas visando o lucro.

Não tem como discutir a manutenção do jovem no campo sem discutir a necessidade de reforma agrária e melhores condições para produzir de forma sustentável e sem agrotóxico.





Não é possível construir uma sociedade democrática sem garantir o direito e a liberdade de expressão, a liberdade de opção. É preciso enfrentar e abolir a cultura do preconceito, da intolerância e da homofobia. Abolir o racismo e qualquer tipo de descriminação. É preciso respeitar a cultura dos povos, das comundades e dos grupos sociais.


É preciso respeitar as diferênças e cosntruir uma cultura de paz!
Não tem como discutir cultura sem reivindicar espaço e apoio às expressões da cultura popular e comunitária.

Não tem como discutir o modelo de desenvolvimento sem apresentar as mazelas do mundo capitalista e seu autoritarismo repressor e conservador!

Não tem como discutir acesso à Universidade Pública sem ver a necessidade de investimento no ensino público gratuito e de qualidade.

Não tem como e fica impossível organizar a juventude com posturas individualistas de grupos que se consideram o “farol da revolução”, mas que no fundo contribuem para a fragmentação e a desunião imposta pela cultura do individualismo do próprio sistema capitalista, expressa pelo sectarismo infantil de determinados ”Donos da Verdade”.








 
Uma atividade que irá debater as questões da juventude não pode ser ignorada por grupos ideológicos, por que não é possível que se faça uma revolução sem o povo e sem a juventude.

É HORA DE UNIÃO!
A Juventude que estará na 4ª Conferência Municipal de Juventude de Maringá dia 17 e 18 está disposta a discutir as suas questões coletivamente.
Espera-se bom senso para aceitar o debate, participando dele e propor a união da juventude chamando inclusive a união para a ação direta de manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus em Maringá.
É necessário que as juventudes se unam e participem do protesto contra os desmandos e o descaso do poder público municipal em relação à mobilidade urbana em Maringá
        Todos à Conferência de Juventude!








 
 
Contatos da Comissão Organizadora
Daniela Caroline Tinos Hernandes: 9942-7414;  
daniela.tinos@gmail.com Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo      
Gelinton Batista da Cruz: Fone: 9904-3445; 
gelinton@gmail.com




·        Todos ao Ato contra o aumento da passagem do transporte publica – Maringá.



Edson Pilatti
Núcleo de Agroecologia da Universidade Estadual Maringá.
Assessor do Deputado Federal Dr Rosinha para a Região Noroeste do Paraná.

Nenhum comentário: