segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A CORRUPÇÃO, A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E OS VEREADORES DE MARINGÁ!

A Sociedade espera que haja maior controle da população sobre os governantes e seja erradicada de uma vez por todas a corrupção e o desvio dos recursos nas administrações públicas! É um "clamor" de todos!
Assistimos nos últimos dias uma campanha publicitária contra o aumento de Vereadores em Maringá! Amanhã a Câmara de Vereadores vai votar sobre a questão do aumento - ou não! Tudo está indicando que vai ficar como está em 15! Não tem mais volta!
Então, diga-se o que todos percebem, mas que poucos querem assumir ou tem coragem de dizer!
A Campanha está sendo organizada pelo mesmo grupo da sociedade que tem o interesse de controlar (manter o controle) e o "uso do legislativo" aos seus interesses econômicos e políticos.
Mesmo sabendo que a população não quer o aumento, minha consciência não me permite calar e assim, de outra forma, pelo silêncio, concordar com isso!

Omitir-se é permitir que a sociedade fosse induzida por interesses que não são nobres e nem saudáveis para a própria população! Temos que ter coragem e assumir a responsabilidade de alertar a sociedade sobre a verdade!
O verdadeiro sentido de existirem os poderes é em essência a própria compreensão do necessário funcionamento do sistema democrático! A Independência dos Poderes (Executivo - Legislativo e Judiciário) é base para o equilíbrio da ordem democrática!
Pensar que a sociedade terá o controle e a garantia do "bom uso" ou possa impedir o desvio ou o “mau uso” do dinheiro público sem os Vereadores, legítimos representantes do povo, eleitos pela confiança do líder local e comunitário, é um grande engano!
Como ficar sabendo e fazer uma denúncia do que está ocorrendo?
O Vereador tem a necessária independência política e econômica para manter os seus vínculos comunitários e não trair seus eleitores, votando a favor dos interesses que são para o bem comum e não por interesses econômicos e dos poucos donos do capital da cidade!
Os nossos representantes no legislativo, apesar de uma maioria de eleitos pelos próprios donos do capital da cidade compondo uma maioria que está alinhada à corrupção das famílias de poderosos, são eles, os Vereadores os únicos que tem acesso às informações e tem poder para requerê-las, podendo fazer a denúncia e controlar de fato a indecência dos políticos patrimonialistas* (Uso das funções públicas para benefícios privados)
Basta ver como foram desvelados os mais diversos casos de corrupção - Eles surgiram pelas denúncias!!!

A exploração do sentimento anticorrupção é na verdade uma manipulação cruel sobre os desinformados eleitores, pois são os desvios da administração pública e não o gasto (que para mim é investimento) com Vereadores o verdadeiro vilão da historia! Todos sabem disso! A nossa consciência nos cobra uma coerência!
O Povo de Maringá está sendo iludido com o conto preconceituoso da visão de que todos os políticos não prestam! Pena o povo não perceber que são os próprios CORRUPTORES que MASCARADOS de Sociedade Civil Organizada estão patrocinando esse ABSURDO!
Admira-me setores honestos da Igreja Católica aderir de forma a não refletir sobre os reais interesses e não perceber o verdadeiro interesse do movimento contra os políticos, corroborando para aprofundar a visão de que TODOS OS POLÍTICOS NÃO PRESTAM!
Considerar-me-ia um “pecador” se não fizesse o que considero correto!
Estamos vendo os casos de verdadeiros "Negócios" acontecendo em Maringá. Não é possível que eles sejam vistos como normais pela sociedade! Como direito de pessoas “iluminadas por Deus” e que construíram os seus gordos patrimônios como privilegiados de competência e sabedoria! Como disse a campanha da Fraternidade do Ano Passado! “ Não se pode servir a Deus e ao Dinheiro”
Podemos relacionar alguns desses “Negócios” em Maringá!
1. A Dita Sociedade Civil Organizada não se importa com: a proibição das Casas Geminadas que fez coro e tentou proibi-la, com o apoio do Prefeito. O Primeiro efeito da Lei de proibição das geminadas seria uma redução dos financiamentos do Minha Casa Minha Vida! Com o crescimento e aumento da família, o proprietário não poderá fazer a divisão das datas e ficará inviável acessar os financiamentos para novas construções para os filhos!
A redução da "oferta" de imóveis na cidade geraria um efeito de maior valorização dos mesmos! Pode-se concluir, portanto, que a “concepção é preconceituosa e conservadora”! Querem uma Maringá "Esteticamente Rica"! Para isso, retiram-se os “pobres" e/ou "classe média" de Maringá. Valorizam-se as atuais datas (imóveis) com aumento do valor de mercado dos seus respectivos empreendimentos imobiliárias, com maior procura e venda de apartamentos, melhorando os negócios dos donos de imóveis! A família do prefeito tem umas centenas deles para vender!

2. A Dita Sociedade Civil Organizada não se importa com: Uma Concessão Fraudulenta da do Transporte Público de Maringá, realizado na base de "acordos" com as famílias que controlam o poder local, como é o caso dos donos da TCCC e a sua relação dos atuais gestores políticos da cidade! Onde de forma ilegal acabamos de ver mais um aumento da tarifa, sendo ela ilegal e vergonhosa! Prejudicando ainda mais o sofrido povo trabalhador.

3. A Dita Sociedade Civil Organizada não se importa com: Uma cidade que faz uma proposta de Usina de Incineração do Lixo - em Nome de Gerar Energia! Contrariando a Política Nacional de Resíduos Sólidos e contrariando toda a tendência e necessidade Global de Preservar os Recursos Naturais através da Reciclagem. Maringá é uma das únicas cidades de Médio e Grande porte onde a Prefeitura não tem uma coleta seletiva pública!
“ A Terra Geme em Dores de Parto” Em Romanos, São Paulo diz: que “a criação foi submetida à vaidade – não por seu querer, mas por vontade daquele que a submeteu na esperança de ela também ser liberta da escravidão, da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus” (8,21-21). O gemido da criação aparece hoje na deterioração do meio ambiente, consequência de uma exploração descuidada e, muitas vezes, gananciosa dos recursos do planeta.
Esses três exemplos seriam suficientes, mas não deixemos de lembrar outros não menos graves! A prefeitura não tem mais gestão – vemos gastos com viagens e diárias – vemos o aprofundamento do endividamento público – os parques e praças nos bairros estão abandonados e parque do Ingá ficou fechado por mais de dois anos, demonstrando incapacidade administrativa – ruas estão cheias de buracos – escolas infantis estão sem atendentes e com carência de atendimento da demanda – houve desvio de um milhão de reais da saúde – hospital municipal sem equipamentos – ausência de atendimento especializado no SUS – ausência de projetos e a não utilização dos recursos federais. E outras formas de corrupção e mau uso dos recursos públicos.
Vamos romper o silêncio!

Mesmo sabendo que estamos contra a maré, vamos tomar coragem e defender o que é certo!

Por tudo isso, defendo o Aumento do Numero de Vereadores em Maringá!

Edson Pilatti
Assessoria Deputado Federal Dr Rosinha em Maringá e Região Noroeste do Paraná!

Nenhum comentário: