quinta-feira, 29 de setembro de 2011

No dia 05 de outubro - Maringá terá Lançamento do Comitê Regional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida!

 O líder nacional do MST João Pedro Stédile estará em Maringá para o lançamento do Comitê e da Campanha Nacional.
 

Agende-se!


ATENÇÃO PARA O LOCAL:
Na Associação dos Funcionários da UEM Av. Colombo, 5790 - Bloco 06
AGROTÓXICO MATA!

 Foi a partir desse alerta que foi realizado o Seminário Nacional contra o uso dos Agrotóxicos, em setembro de 2010. Movimentos sociais, ambientalistas, organizações ligadas à área da saúde, pastorais sociais, estudantes e pesquisadores das universidades aprofundaram o debate sobre os agrotóxicos.






Daí nasceu a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, que tem a tarefa de articular comitês nos estados, envolver o maior número de organizações, produzir material de agitação, fazer formação e trabalho de base.
Diversos movimentos sociais, associações, ONGs e demais organizações têm promovido, Brasil afora, a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.
A campanha já foi lançada em 12 estados, em todas as regiões do país, com diferentes atividades: audiências públicas no parlamento, feiras de produtos da Reforma Agrária, distribuição de alimentos produzidos sem agrotóxicos, seminários de estudos e atos públicos de denúncia.
Em Maringá, representantes de diversos movimentos sociais como a Escola Milton Santos, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, o GAAMA - Grupo de Agroecologia de Maringá, Representantes do Conselho Municipal da Saúde de Maringá e do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável da UEM, realizaram nesta terça 27, reunião para constituir uma comissão de trabalho que buscará outros apoios para o para o lançamento do Comitê e da Campanha na Região Noroeste do Paraná em evento marcado para o dia 5 de outubro, às 19h30m, na Universidade Estadual de Maringá.
Além do lançamento do Cômitê e da Campanha na Região Noroeste do Paraná haverá também o lançamento do documentário “O Veneno está na mesa” que você já pode baixar no linck abaixo.
Além do anúncio de calendário de mobilização e atividades da campanha.
Campanha ganha força no país inteiro
Cleber folgado, coordenador da secretaria nacional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, informou que já há comitês em mais de 20 estados brasileiros. “Envolvem desde ambientalistas a militantes de movimentos sociais, estudantil e sindical, além de acadêmicos”.
Para ele, o sucesso da campanha depende da responsabilidade de cada militante construí-la. “Estamos trabalhando com a capacitação de profissionais como os da área da saúde, por exemplo, e vamos estruturar também uma área jurídica, pois é necessário brigarmos também no campo institucional”, afirmou. Nesse ponto, a primeira vitória foi a proibição, por lei municipal, de pulverização aérea de veneno em Vila Valéria-ES.
Em nível nacional, a campanha reúne entidades como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento de Pequenos Agricultores (MAB), Fundação Oswaldo Cruz, entre outras. O SINPAF é um das entidades organizadoras no Distrito Federal.
Como assistir ao filme:
O documentário está disponível no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGg).
Para obter o DVD, entre em contato com a coordenação da campanha pelo e-mail contraagrotoxicosdf@gmail.com

Nenhum comentário: