quarta-feira, 4 de junho de 2008

Lula culpa petroleiras por críticas ao etanol


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem (3/6) uma enfática defesa do etanol brasileiro e uma dura crítica aos subsídios dados aos agricultores de países desenvolvidos em discurso na reunião da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Lula apontou os subsídios agrícolas como um dos responsáveis pela recente alta nos preços dos alimentos e afirmou que a acusação de que a produção do etanol tem contribuído para esse fenômeno 'não resiste a uma discussão séria'. O argumento, segundo ele, é uma 'cortina de fumaça lançada por lobbies poderosos que pretendem atribuir à produção de etanol a responsabilidade pela recente alta do preço dos alimentos'.
O presidente afirmou que pouco se comenta sobre o impacto negativo do preço elevado do petróleo nos custos de produção e transporte de alimentos: 'Vejo com indignação que muitos dos dedos apontados contra a energia limpa dos biocombustíveis estão sujos de óleo e de carvão', disse, apontando aqueles que considera os culpados diretos pela recente campanha de difamação do programa brasileiro de etanol. Ele também abriu claramente sua diferença com o etanol americano, feito de milho, o que deverá alijar um dos poucos aliados brasileiros nessa área. 'Não sou favorável a que se produza etanol a partir de alimentos, como no caso do milho', disse.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que será preciso dobrar a produção mundial de comida até 2030 para suprir a demanda. 'O mundo precisa produzir mais alimentos', advertiu.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: