terça-feira, 20 de maio de 2008

Diretor-geral da Onudi afirma que o país é modelo


O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), Kandeh Yumkella, vê o Fórum Global de Energias Renováveis como uma oportunidade de replicar exemplos bem sucedidos na obtenção de energia limpa – sobretudo os brasileiros – em outros países. “Aqui vemos exemplos práticos, e não apenas teóricos, da utilização de fontes renováveis de energia. Por isso, considero este o lugar certo para discutirmos esse tema”, disse o diretor-geral da Onudi na abertura oficial do encontro, realizada domingo à noite, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Yumkella destacou o fato de poder conhecer e levar a outros países “visões de líderes, como as que produziram Itaipu.” “Atualmente, milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade, principalmente na África. E não podemos falar de desenvolvimento industrial sem crescimento energético. Por isso esse tema é tão importante”, afirmou o diretor.

“Vemos, no Brasil, experiências que são exemplos para o resto do mundo. Elas mostram que o desenvolvimento das tecnologias para obtenção de energia renovável é perfeitamente possível”, analisou.

Yumkella é partidário da posição brasileira na “cruzada” em favor dos biocombustíveis. Ele considera que a alta no preço dos alimentos se deve ao aumento do preço do petróleo, visão defendida também pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Para Yumkella, não é coincidência que os países mais pobres do mundo sejam também os que tenham menos acesso à eletricidade.

Mas o diretor-geral da Onudi é também um otimista. “Ouço sempre as mesmas perguntas no mundo todo. Uma delas é: como tornar a bioenergia acessível? O que podemos fazer? Acredito que podemos fazer a diferença.”

Nenhum comentário: