sexta-feira, 2 de maio de 2008

João Pedro Stédile e Paul Singer visitam modelo de experiência autogestionária de Economia Solidária



Aproveitando a participação no seminário sobre Economia Solidária, Soberania Alimentar e Agroenergia que ocorre no dia 8 de maio em Maringá, o lider do MST, João Pedro Stédile, e o secretário da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer, visitam o modelo de experiência autogestionária na Economia Solidária e agricultura familiar, no assentamento da Cooperativa Vitória (Copavi), em Paranacity, às 16 horas, do dia 7 de maio. O assentamento fica na saída da cidade em direção a Inajá.

São 22 famílias, assentadas em 230 hectares, que há 15 anos, de forma coletiva, baseadas na agroecologia produzem 800 litros de leite pasteurizado por dia, queijo, yogurte e também criam frangos e porcos. Toda a produção de alimentos é ecológica e serve para o abastecimento do assentamento e para comercialização.
Há mais de 10 anos também plantam cana-de-açucar, fabricam 120 litros/dia de cachaça e 1500 kg/dia de açúcar mascavo. Esta produção é exportada para Espanha e França via Rede Mundial de Comércio Justo.
O empreendimento usa energia solar para desidratar e produzir frutas secas e uma das características da organização da Copavi é a não existência de lotes unifamiliares. A terra, o trabalho e todas as atividades são coletivos como: lavanderia, padaria, refeitório e até o cuidado com as crianças.

Seminário já está sendo divulgado na midia local
O evento é realizado pela Fundação Unitrabalho, Núcleo da Unitrabalho-UEM, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sindicato dos Engenheiros - Senge/PR.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail seminarioagroenergia@yahoo.com.br ou na página do evento.
Outras informações pelos fones (44)3261-4492, 3261-3893 e 3261-3785.

Nenhum comentário: