terça-feira, 6 de maio de 2008

Projeto de agroenergia e produção de alimentos será apresentado durante Seminário em Maringá


O objetivo principal do Seminário Economia Solidária, Soberania Alimentar e Agroenergia, que se realiza dia 8 de maio, no teatro Marista, das 8 às 18 horas, será apresentação de uma proposta de produção de agroenergias no Noroeste e Centro Norte Paranaense, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria do Estado de Abastecimento e Agricultura (Seab) e instituições como Itaipu Binacional.

O projeto consiste em capacitar 240 agricultores pelos princípios da Economia Solidária e da Agroecologia e implantar agroindústrias para a produção de agroenergia em 31 assentamentos, 9 cooperativas e associações dos pequenos agricultores, envolvendo um total de 2400 famílias, de 16 municípios.

A partir da capacitação, as comunidades irão elaborar um plano de negócios, que prioriza a produção de agroenergia complementar a produção de alimentos, sem monoculturas, apostando na diversidade da produção e garantindo a preservação do meio ambiente. Como por exemplo: o uso dos biocombustíveis, da biomassa, de biodigestores, da energia solar.

O projeto pretende ser piloto e desenvolver novas tecnologias sociais em arranjos produtivos autogestionários, servindo como objeto de estudo para construção de novas metodologias, técnicas e para a produção científica.

As entidades proponentes e executoras são a Fundação Unitrabalho, através do Núcleo da Universidade Estadual de Maringá e Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR), com apoio do Programa Brasil Local (Secretaria Nacional de Economia Solidária - Senaes) em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e agricultores familiar, dessas regiões.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail seminarioagroenergia@yahoo.com.br, na página do Nùcleo da Unitrabalho-UEM ou no blog http://economiasolidariaeagroenergiaparana.blogspot.com/.

Fones (44) 3261.4492 (44) 3261.3893 (44) 3261.3785

Nenhum comentário: