segunda-feira, 19 de maio de 2008

Stédile visita a escola Miltom Santos em Maringá



Assista também no You Tube

O líder dos Sem Terra João Pedro Stédile, no dia 7 de maio visitou a escola Miltom Santos em Maringá, onde participou de uma mística dos alunos da escola e proferiu algumas palavras para os alunos e militantes do Movimento.

A escola criada em 2001, está num terreno com concessão do Município, possui na sede 4 hectares e 30 alqueires. A escola é de nível médio e pós médio. Por uma questão ideológica o atual prefeito de Maringá está querendo tirar o terreno da Escola.

A Escola atende a necessidade de organização e se propõe a ser um centro de formação para capacitar a classe trabalhadora. Por este motivo está localizada distante dos acampamentos e próxima a cidade.

No local antes existiam somente esqueletos e estruturas de concretos. Era um local de acúmulo de lixo e uso de drogas, com suas terras completamente degradadas pois funcionava como uma jazida de cascalho.

Nestes anos o MST está recuperando o espaço, começaram a limpar e a produzir. A formação é técnica mas também política. Futuramente, além de um espaço de referência para a classe trabalhadora do campo e da cidade, pretende-se que ela seja também um espaço de comercialização dos assentamentos e se torne numa referência nas pesquisas de agroecologia.

A primeira turma iniciou em 2003 e se formou em 2005 no curso técnico de agroecologia, com apoio da Universidade Federal do Paraná e Estadual de Maringá. No final deste ano formará mais uma turma de técnicos.

Os estudantes passam uma temporada na escola e depois retornam para os seus assentamentos, o local também serve de casa de estudante para aqueles que estão na universidade.

Nenhum comentário: